sexta-feira, 6 de março de 2015

Nomeados para os prémios Sophia

Olá amigas e amigos tudo bem ?
Por aqui o dia acordou com sol e vai continuar até ao fim de semana como vos tinha dito  que vos iria falar dos nomeados para os prémios de sophia do cinema Português
Os filmes «Os Gatos Não Têm Vertigens», «Os Maias» e «O Grande Kilapy» são os mais nomeados para a quarta edição dos prémios Sophia, de acordo com o anúncio feito esta quarta-feira em Lisboa, pela Academia Portuguesa de Cinema. 
«Os Gatos Não Têm Vertigens», de António-Pedro Vasconcelos, conta com 15 nomeações, de um total de 20 categorias, abrangendo praticamente todas as áreas: realização, representação feminina e masculina, direcção de fotografia ou argumento original. 
«Os MaiasCenas da vida romântica», de João Botelho, o filme português mais visto de 2014, soma 13 nomeações para os prémios Sophia, também nas principais categorias. 
Com doze nomeações surge «O Grande Kilapy», do realizador angolano Zezé Gamboa
A cerimónia dos prémios Sophia está marcada para 2 de abril, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. 
Para melhor filme estão nomeados «A Vida Invisível», de Vítor Gonçalves, «O Grande Kilapy», «Os Gatos Não Têm Vertigens» e «Os Maias». Todos os realizadores estão nomeados na categoria de melhor realização. 

Destaque para a atriz Maria João Pinho, com uma dupla nomeação: para melhor atriz principal, em «A vida invisível», ao lado de Filipe Duarte, que também está nomeado para melhor ator, e para melhor atriz secundária, em «Os Maias». 
Para melhor documentário foram seleccionados «Guerra ou Paz», de Rui Simões, «Fado Camané», de Bruno de Almeida, «E agora? Lembra-me», de Joaquim Pinto, e «Alentejo, Alentejo», de Sérgio Tréfaut

Ao prémio Sophia de melhor curta-metragem de animação concorrem «20 Desenhos e Um Abraço», de José Miguel Ribeiro, «Canto dos 4 Caminhos», de Nuno Amorim, «Foi o Fio», de Patrícia Figueiredo, e «Fuligem», de David Doute .
A Academia já tinha anunciado anteriormente que a atriz Eunice Muñoz e o ator e encenador Luís Miguel Cintra vão ser distinguidos com o Prémio Carreira 2015. 
Os prémios Sophia foram lançados em 2012, para distinguir os profissionais do cinema nacional pelos próprios pares, e incluem cerca de duas dezenas de categorias. 
A Academia Portuguesa de Cinema foi fundada em 2011 e é presidida pelo produtor Paulo Trancoso
No ano passado, Joaquim Leitão venceu o prémio Sophia de melhor realizador, pelo filme «Até amanhã camaradas». O Sophia de «Melhor Filme» foi atribuído a «A última vez que vi Macau», de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.

Beijinhos e abraços e continuação de uma boa semana :)

Sem comentários:

Enviar um comentário