quinta-feira, 23 de junho de 2011

Viva o São João






A noite de São João é uma noite espectacular, na qual não falta divertimento, em várias localidades portuguesas, brasileiras e até mesmo em outros países. O mês de Junho é o mês dos santos populares. Por exemplo, o dia 24 de Junho foi consagrado a São João Baptista pois foi a data do seu nascimento. O São João é o padroeiro de muitas terras em Portugal e no Brasil.


Apesar de o São João ser o padroeiro de muitas terras portuguesas, as maiores festas da noite de São João celebram-se nas cidades do Porto e de Braga. Nestas duas cidades, o São João é uma festa muito animada, festejado com uma intensidade inigualável.

Nas avenidas e nas ruas do Porto e de Braga, a noite de S. João é uma grande festa, de cariz eminentemente popular e dura pela noite dentro. São duas cidades em peso na rua, em alegre e fraterno convívio colectivo entre os habitantes locais e os milhares de forasteiros que acorrem à festa. São dois autênticos arraiais urbanos.



Na festa de São João do Porto e de Braga, nas ruas, não faltam os foliões que se passeiam de alho-porro e de martelos de plástico nas mãos, a baterem de cabeça em cabeça. Este ano, as barracas de venda de manjericos, alhos porros e martelinhos apresentaram um novo objecto – as vuvuzelas. As cornetas de sopro que tanto furor e tanta polémica têm criado no Mundial de Futebol 2010 na África do Sul.

Além dos típicos símbolos relacionados com a folia na noite de S. João, as sardinhas assadas e o caldo verde não deixam de marcar presença nesta grande festa popular. Também não há festa de São João que não tenha as quadras populares escritas com base no espírito folião das festas dos santos populares.

Na noite de São João portuense, não faltam os balões construídos com papéis de várias cores, aquecidos por uma pequena chama. A festa inicia-se na Ribeira, mas após o Fogo de Artifício, a festa espalha-se por toda a cidade e só termina de madrugada. A noite de São João de Braga acontece principalmente na Avenida Central e na Avenida da Liberdade.

Em ambas as cidades não faltam tasquinhas para bailaricos e grupos musicais populares a animar a festa. E para enganar a fome, não faltam tasquinhas de comes e bebes espalhadas pelas cidades.

No Porto, as festas de São João terminam, para muitos, com um banho no mar da Foz.

Em Portugal, o São João corresponde ao feriado municipal em vários municípios: Aguiar da Beira, Alcochete, Almada, Almodôvar, Alcácer do Sal, Angra do Heroísmo, Armamar, Arronches, Braga, Calheta, Castelo de Paiva, Castro Marim, Cinfães, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Guimarães, Horta, Lajes das Flores, Lourinhã, Lousã, Mértola, Moimenta da Beira, Moura, Nelas, Porto, Porto Santo, Santa Cruz das Flores, Santa Cruz da Graciosa, Sertã, Tabuaço, Tavira,Terras de Bouro, Torres Vedras, Valongo, Vila do Conde, Vila Franca do Campo, Vila Nova de Gaia, Vila do Porto e Vizela.
Um bom São João para vocês beijos.

1 comentário:

  1. E tu foste ao banho de mar? :D
    Pela noite dentro há-de ser um friozinho jeitoso! hahahah

    ResponderEliminar