sexta-feira, 3 de junho de 2011

Para a minha irmã



Olá amigas chegou ao fim de ler o livro : Para a minha irmã.

Os nomes que considero mais relevantes nesta história são: Anna (Abigail Breslin),  Kate (Sofia Vassilieva)  Sara (Cameron Diaz),  e Brian (Jason Patric), e Campbell (Alec Baldwin),  Todos muito diferentes, que porém se encontram no mesmo local, há mesma hora, com o mesmo propósito .


Desde pequena, Anna sente que está na familia errada. É ruiva e cheia de sardas, enquanto os seus familiares são todos o oposto . Isto porque ela foi programada geneticamente. Os seus pais escolheram o seu sexo, tal como o posicionamento dos seus cromossomas, com o único objectivo de a fazer compatível á irmã mais velha, Kate.

Kate era ainda uma bebé quando lhe foi diagnosticado leucemia. Todo o sangue que lhe fosse dado, era insuficiente. Fraca e insegura, lida com a sua doença com as forças que tem. Para que pudesse sobreviver, foi necessária a concepção de uma irmã que lhe fosse completamente compatível .

Sara e Brian são casados, e os pais destas duas raparigas. Lidam com a doença de Kate, e mais tarde com a fraqueza de Anna.

Já Campbell é a nossa personagem mistério. Aparece como que por magia, quando mais é preciso. Derrete o seu coração, e torna-se sensível perante a situação em que se vê envolvido.

Aos 13 anos de idade, Anna decide fazer uma petição contra os seus pais, com a intenção de obter direitos sobre o próprio corpo. Sentia-se só, abandonada, pois todas as atenções se centravam em Kate. Esta, devido á doença, exige muito de Anna. Orgãos, células, muito sangue ... Daí que ela não se sinta dona do próprio corpo. Cansada, decide mudar o seu futuro, e lutar.

E aí aparece Campbell, um advogado que decide salva-la. Anna, sem dinheiro nem apoio dos familiares, oferece-se para limpar as maçanetas das portas do escritório do advogado. Este fica derretido com a história de Anna, e promete ajudá-la.

Depois de muitos problemas ultrapassados , Anna finalmente consegue o seu direito de ir a tribunal, com Campbell ao seu lado. Juntos , ganham o caso, e a decisão de ajudar a irmã passa para as mão da pequena rapariga.

Porém , no fim da audiência, Anna e Campbell sofrem um grave acidente de viação. Anna morre. Já no hospital (onde se encontrava Kate), é feita a pergunta: Querem que os orgãos da sua filha sejam doados? A resposta dada por Brian e Sara é simples: Sim, há uma rapariga no piso de cima que precisa deles urgentemente.



O livro acaba com uma pequena carta de Kate, muitos anos depois deste incidente, a explicar o quanto se sente grata pelo que a sua irmã fez. Anna cumpriu o seu propósito na vida , salvar Kate.

' Penso no seu rim a trabalhar dentro de mim, e no seu sangue a correr nas minhas veias. Eu levo-a comigo, para onde quer que vá.

Trailler


 Foi um livro que me fez chorar porque não me imagino a minha irmã um dia a precisar de mim , mas se precisar estarei pronta para ajudar. Beijos.

1 comentário:

  1. Oi Monica!
    Bom domingo!
    Eu desconhecia essa historia e fiquei muito curiosa pelo livro! Vou atras dessa leitura.
    Obrigada pela dica.
    Ana.

    ResponderEliminar