quarta-feira, 23 de junho de 2010

São João


 Olá amigas e visitantes hoje, dia 23 de Junho é noite de S. João. Diz uma lenda da Idade Média que esta noite é mágica – as “mouras encantadas” deixam a forma de cobras (com que vivem todo o ano) e transformam-se em figuras humanas. Durante a madrugada de S. João as mouras vão estender os seus tesouros à orvalha do campo – os mesmos ficam encantados sob a forma de figos. Quando alguém passa, os apanha e não os come eles transformam-se em tesouros verdadeiros. Mas, se quem os apanhar os comer eles reduzem-se a carvão. Por isso tenham cuidado quando apanharem figos, pois podem ser tesouros!!!


O S. João é o santo padroeiro de muitas terras, e não é como muitos pensam o S. João Baptista. No século IX existia no Norte do País um eremita chamado João que enquanto foi vivo deu muitos conselhos às pessoas que lhe iam pedir ajuda. Quando morreu, muita gente ia ao sítio onde estava enterrado para chamar pelos seus poderes de santo. Então uma rainha no século XII trouxe a cabeça dele para o Porto para ser venerada pelas pessoas. Como esta história era um bocadinho macabra e o São João do Porto nunca foi aceite oficialmente acabou por se juntar o útil ao agradável começando-se a festejar o São João do Porto no dia 24 de Junho, a mesma data de São João Baptista.

Mas, deixemo-nos de histórias e lendas – é no Porto que se vive a maior animação de S.João. Começa-se com uma sardinhada e um caldinho verde – tudo isto regado com uma boa pinga, claro está, para dar força para a noite que se avizinha. Por volta das 22:30 sai-se de casa em direcção à Ribeira para ver o fogo de artifício que começa à meia-noite e a partir daí é até ao pôr-do-sol.

A cidade enche-se de gente, de alegria, de música. Ouvem-se martelinhos, cheira-se o alho-porro e a cidreira, salta-se a fogueira… Visitam-se todas as tasquinhas e bailaricos onde se dança até cair para o lado e geralmente os foliões acabam todos na Foz…

Bom São João para todas beijos

3 comentários:

  1. Olá Monica!
    Adorei a história do S. João, essa eu não conhecia...
    Pra mim esse dia 24 tem um sabor especial pq é o meu aniversario!!!!
    Hj pra mim é dia de festa mesmo!!!
    Obrigada pela visita no blog, volte sempre que desejar!!!
    Big bjus

    ResponderEliminar
  2. Oi Mônica!!agradeço o carinho e o seu recadinho no dia do meu aniversário!!beijos!!

    ResponderEliminar